Iniciação à Ciência

Terça-feira, 4 de março de 2008



As ideias vêm dos meios de comunicação.
São poucas as pessoas que detêm controle das ideias que são difundidas em nosso país.
Um pequeno grupo do estado tem o destino do país em suas mãos.

A sociedade é formada por duas classes: a dominante, e a dominada. A primeira contém poucas pessoas, e é composta principalmente pelo corpo político. A segunda representa o povo brasileiro. Apesar da aparente obviedade da frase, no Brasil, a classe dominante domina a classe dominada. Isso se deve à fraqueza relativa das instituições brasileiras. Nos países do norte, ocorre basicamente o contrário.

Todas as ditaduras passadas foram feitas peça força. As pessoas sentiam na pele a repressão, se revoltavam, queriam a liberdade.

No entanto, a forma mais inteligente de dominação é aquela em que o dominante dá a impressão de liberdade ao dominado, mas ainda assim consegue atingir seus objetivos, deixando o povo sem motivos imediatos para a revolta. Isso é possível com o uso da DEMOCRACIA.

No Brasil, a distância entre uma classe e a outra é muito grande.

Aqui, a democracia é fraca; é dada ao eleitor a faculdade de escolher o seu futuro presidente, governador, legisladores e outros, mas em verdade eles são obrigados a escolher uma entre as opções presentes, a, b, c, d ou e. De onde tais candidatos surgiram?

Vamos analisar a seguinte situação hipotética:
Numa eleição a oposição teve 55% dos votos válidos, ficando a base governista com 45%. Neste caso, a oposição venceu o pleito, evidenciado pela vontade da população de que seria que a oposição vencesse. Finalizada a eleição, começa o troca-troca de partidos, formação de alianças pós-eleitorais, e, fácil e rapidamente, o quadro muda contra a vontade do povo: depois dos remanejamentos, o governo pode voltar a ter maioria de representantes, e a situação dificilmente mudará. Com isso, ocorreu uma fraude legalizada: a mudança efetiva do resultado após as eleições. Essa é uma característica da democracia brasileira.

A sociedade fica à margem das ideias.
Opinião pública: opinião plantada na mente dos brasileiros pelos meios de comunicação, em geral conectados ao governo.

Como reverter esse quadro?
Resposta: pela educação. Mas esta também está comprometida pela carência de pensadores especializados em discutí-la.

A diferença de classes no Brasil também se manifesta entre os alunos das séries iniciais das escolas públicas e particulares: enquanto o aluno que está prestes a iniciar a educação fundamental na rede pública dificilmente teve contato com formas contemporâneas de tecnologias, a que entrará na escola privada já tem contato prévio com a informática, internet, jogos eletrônicos e outras formas de diversão que apuram a coordenação motora e desenvolvem a inteligência. Já no ambiente escolar, a criança que estuda na rede privada terá acesso a inúmeros recursos inovadores, que dificilmente será acessível às crianças estudantes na escola pública. Essa é uma das causas de apenas 9% das crianças que iniciam o ensino fundamental ingressarem numa instituição de ensino superior. Isso porque a maioria das crianças que finalizam o ensino médio ficam, ainda, no estado de analfabetas funcionais, independente da idade, seja ela 17, 18, 19 ou mais.

Conseqüência da discrepância entre crianças que estudam em escolas particulares e públicas:
A que acaba de finalizar a educação básica na escola privada terá condições de prestar um bom vestibular e entrar numa universidade federal, enquanto a criança que estudara em escola pública não terá condições de competir com a concorrência; a esta só restará a opção de ingressar na faculdade privada, que não terá condições de bancar, a não ser que trabalhe concomitantemente ou seja beneficiada por algum programa do governo como o ProUni. De qualquer forma o estudante desse último caso ainda ficará sobordinado à sua condição financeira precária, pois, caso tenha que trabalhar, perderá parte do dia que deveria gastar estudando para se qualificar, ao passo que se ele recebe benefícios dos programas do governo, ainda assim ele terá que arcar com o custo pago em parcelas por muitos anos.