Iniciação à Ciência

Quarta-feira, 5 de março de 2008



Tipos de conhecimento

Diferentes modos de conhecer

Quem conhece o objeto conhecido o domina.


Elementos do conhecimento:
      
A história do conhecimento se confunde com a história humana. Gerações presentes herdam o conhecimento acumulado pelas passadas.
A ciência não nasce do pensar, mas pensando chega-se à atitude científica, que é a consciência crítica.


TEXTO: DIFERENTES MODOS DE CONHECER (texto no qual toda a primeira prova será baseada)


(conhecimento vulgar na aula de 11/3, mais sobre conhecimento cientifico e suas diferenças em relação ao vulgar também.)

Conhecer e Pensar:

O conhecimento é a mais poderosa arma que existe. Com ele manipulam-se as outras pessoas; quem conhece domina o objeto conhecido.

Pensar: os animais não têm como dominar a Natureza, por isso eles se subjugam a ela. Já o homem tem condições de dominá-la, por isso ele a subjuga.

O homem envenena a maior parte da produção de alimentos com agrotóxicos, sob a justificativa de ter um lucro maior, pois a produção é, dessa forma, também maior, já que nenhuma praga de insetos haverá de comprometer o plantio. A população, em geral, nada faz e acha normal ingerir produtos com agrotóxicos, já que acreditam quando a classe dos produtores argumenta que, se eles não fossem empregados, haveria "fome fatal". Já os animais, que têm os sentidos mais apurados do que o homem, podem ser considerados maiores detentores de determinados conhecimentos sensoriais. Por exemplo: se colocamos um único toucinho de ração estragado na tigela de um gato, ele ignorará a comida; já o homem come até mais do que uma simples goiaba bichada.

O Conhecimento centra-se em:


A trajetória do homem na Terra é a própria trajetória do conhecimento. O conhecimento que fora adquirido pelas gerações passadas serão retransmitidos para os descendentes.

Pode haver conhecimento sem pensarmos criticamente, como na sociedade atual, que possui o conhecimento trazido pelos antepassados.

O problema do conhecimento sem senso crítico é que conhecemos à moda das crianças, sem questionar, mas só temos o conhecimento verdadeiro quando chegamos às suas CAUSAS. Exemplo: notícia do jornal, que aceitamos como verdadeira, mas sabemos que nenhuma notícia é neutra nem totalmente correta. As pessoas muitas vezes acreditam nas palavras da autoridade, mas estas não têm comprometimento com a verdade. Se uma verdade interferir no campo político, ela será destruída. Exemplo escolhido pelo Leo: a recente remoção do site www.forodesaopaulo.org do ar. O domínio forodesaopaulo.org pertence ao PT, que hospedava a página da referida instituição, o próprio Foro de São Paulo, que se trata da cúpula dos líderes esquerdistas sul-americanos, entre eles Lula, Hugo Chávez, Evo Morales, Fidel Castro, Rafael Corrêa, além de representantes do MIR chileno e das FARC, que se reúne cerca de uma vez por ano para estabelecer "planos políticos" para a América Latina, visando a "integração do continente" numa aliança supranacional que culminará na implantação do comunismo.  No discurso presidencial de 2 de julho de 2005, Lula confessou a existência da cúpula, mas tentou mitigar sua natureza: disse que se tratava apenas de uma reunião de colegas. A Internet era o único veículo no qual poderíamos averiguar a existência do Foro, já que nunca se comenta sobre ele na grande mídia. Leia mais sobre esse assunto aqui.

Desde criança acreditamos que nossos pais que são os verdadeiros mestres. Logo ao entrar na escola, passamos o status de autoridade-mór para a professora da educação infantil. Os padres também se transformam em autoridade no seu ambiente de fiéis e logo estes seguirão os ensinamentos daquele. A mesma crença é, então, transferida aos meios de comunicação da grande mídia, como os jornais, telejornais e revistas. Para o cidadão médio, se algo sair num desses meios de comunicação, então tal assunto já é importante. No entanto, PENSAR É UMA OBRIGAÇÃO DO HOMEM. Não é por acaso que temos um elevadíssimo índice de alienação, e, por causa da falta de cultura e da falta do hábito de ler, ninguém criticará nada, pois não se crítica o que não se conhece.

De cada 100 crianças que iniciam a educação básica, apenas 10 iniciam o ensino superior. Desses 10, nem todos apresentarão, nesse estágio, um pensamento crítico, já que a própria strutura daa escola é alienada.

Entrar ou se formar em uma universidade não confere a ninguém o título de especialista em nenhum campo. Ainda na universidade não se tem, de maneira suficientemente abrangente, uma cultura de pensamento crítico. A maioria dos alunos pretendem entrar, estudar o básico, formar-se e rapidamente ganhar dinheiro. Privilegia-se o TER, que é passageiro: ter dinheiro, ter um diploma, enquanto despreza-se o SER, que é eterno. Um jurista bem formado nunca deixará de ser um. Ainda assim é possível que o indivíduo seja um excelente profissional em sua área e viva à margem da realidade, com a mente alienada.

O conhecimento sensorial é pré-requisito para o conhecimento intelectual. O saber intelectual busca compreender o porquê de ser das coisas.

Os animais manifestam valores éticos e morais para com seus filhotes.

*** continuação na aula de 11/3/8.