Iniciação à Ciência

Quarta-feira, 26 de março de 2008


Será ministrado um curso sobre as normas da ABNT no CEUB. Haverá apenas 60 vagas por turno, corram à secretaria do ciclo básico. Será impotante, inclusive, para o objeto das notas abaixo: o...

PROJETO DE PESQUISA!

A base será o livro Como Elaborar um Projeto de Pesquisa, de Antonio Carlos Gil, editora Atlas.

Os assuntos deverão ser escolhidos entre um subtópico dos seguintes:

O trabalho consistirá na elaboração de um projeto de pesquisa a ser entregue na primeira quinzena de junho. Será em grupos, de 4 a 6 integrantes.

Objetivo: trabalhar com os aspectos da produção do conhecimento, não da reprodução dele. Isso só será se efetuarmos pesquisas. Para isso, é necessário planejar e organizar a pesquisa. Obs: neste primeiros semestre nós faremos apenas o projeto da pesquisa, mas não a pesquisa propriamente dita.

Lembrem-se do modo como fazíamos pesquisas antigamente. Nos ensinos fundamental e médio, juntávamos nosso grupinho, íamos para a biblioteca, pegávamos uma pilha de livros, abríamos um ou dois deles, procurávamos no índice o assunto e começávamos a copiar. Isso ta longe de se encaixar na descrição de pesquisa. Não se acanhem, não é culpa nossa, mas do nosso sistema educacional que nunca ensinou, de maneira sistematizada e regular, como fazer uma pesquisa. Nos ensinam a ler, mas não como ler, só dizíamos que tínhamos que fazer tal “pesquisa”. O trabalho feito desse jeito, então, torna-se insano e não tem a menor estrutura de uma pesquisa. Sequer levantávamos as questões básicas anteriores ao ato de pesquisar:

Primeiro, devemos saber por que pesquisar. Nunca é apenas porque o professor mandou, obviamente. É por isso, entre outras coisas, que temos a faculdade de escolher um entre os três temas propostos.

É necessário que se tenha um referencial, u ma metodologia antes de se iniciar qualquer leitura. Imaginar a pesquisa antes, e então elaborar um preciso sistema de coleta de dados.

Esses são alguns dos aspectos fundamentais, universais. O projeto tem uma estrutura compreensível em qualquer país. Se pegarmos um artigo científico, ele terá o mesmo formato independente do autor, do veículo e do país de publicação. São estruturas universais, que caracterizam o conhecimento científico. Lembrando das principais características do conhecimento científico: sistematicidade, metodismo, relação de causalidade.

Muita atenção para a escolha dos componentes do grupo. Uma pessoa irresponsável colocará tudo a perder. Fraudes como colocar o nome do sujeito que nunca compareceu é culpa, assim como explicado acima, do sistema educacional que não nos ensinou como lidar com a vigarice de maneira correta, nos ensinando os princípios éticos já desde a primeira série do ensino fundamental. Se ele sumir pela segunda vez durante uma reunião, não espere que ele mate a família inteira em desculpas, tirem-no do grupo assim que der a primeira indicação de que será um relapso.