Economia Política

terça-feira, 2 de setembro de 2008


Esta é uma daquelas notas em que eu demorei a pôr por dificuldades de fazer o gráfico rapidamente, já que o tempo para desenhar é curto. Para não enfeiar o site, estou publicando esta página mesmo depois da prova.

Prova será dia 19. Não se sabe ainda o conteúdo. No mais tardar, no final da próxima semana será dado o conteúdo da prova.

A idéia é que entre hoje e sexta acabemos com a parte de mercados.

Na aula passada vimos a teoria dos mercados, a idéia de como o mercado funciona. Então, escolhemos, para isso, olhar o lado do mercado. O papel dos consumidores, enquanto massa, grupo de indivíduos, obviamente, configura a decisão do grupo, dos consumidores, que fazem escolhas sobre a compra de bens e serviços. Começamos dizendo, na aula passada, que fatores estão por trás desses fenômenos. E vimos também, adiante, que um dos fatores é o preço, outro é a renda, relação entre bens, bens substituíveis e complementares, e finalmente, o gosto ou preferência.

O grande problema que surge é que, enquanto queremos ver como cada um desses fatores afeta o consumidor, nem sempre, no mercado, as coisas acontecem de forma tão pura como na teoria.  O que ocorre se o preço ou renda mudam? Então, o que dizer se estou analisando o mercado de tênis, numa cidade brasileira, e de repente eu sou contratado para analisar a demanda do tênis pela associação comercial dos vendedores de tênis. O analista deverá ver o que está havendo com os consumidores, com o mercado, com as matérias primas, e no cenário econômico internacional. Ao mesmo tempo, devo analisar se há pesquisas medicas falando que determinados tipos de tênis são prejudiciais à saúde. 

Então, nosso objetivo é construir um modelo que permita analisar todas essas variáveis de forma objetiva, a curva de demanda. É uma mera simplificação que nos permite e nos auxilia muito sobre como as coisas que acontecem no mercado podem nos afetar, considerando certas variáveis.

Primeiro, consideramos os fatores determinantes da demanda ou procura de um bem x:

1.       Preço do bem (Px)

2.       Renda dos consumidores (R)

3.       Preços dos outros bens substitutos ou complementares (Py)

4.       Gosto ou preferência (G)

Então vamos construir a curva de demanda.

Tabela: (dados: nível de renda do consumidor, preço dos demais bens, e gostos ou preferências. São as variáveis mantidas constantes para a simplificação desta análise.)

 

Qx

Px (R$)

100

5

80

10

60

15

40

20

20

25

5

30

Isso significa que os caras compraram cerca de 60 unidades da mercadoria quando o preço estava 15. Mas, se R aumenta, então a tabela é alterada: alguns consumidores a mais podem comprar aquilo que custa 30.

Então montamos o gráfico...

Caso 1: o que acontece quando variamos Px, mantidos R, Py e G? Veremos uma variação ao longo da curva de demanda. Ela fica inalterada e temos variáveis na quantidade demandada do bem no sentido contrario à variação do preço.

 

Suponhamos agora o caso 2:

Variação na renda do consumidor R, mantendo constante Px, Py e G.

A renda é um divisor de águas: é bem diferente eu querer uma Ferrari e dispor da renda para comprá-la. O gráfico (R em função de Qx) ficaria nos quadrantes 1 e 3. Mas consideraremos que a renda varia sendo que as outras variáveis são mantidas constantes. Escolheremos, aleatoriamente, um ponto de consumo, como (60,15). Depois de tomar esse ponto, vou fixar temporariamente as outras variáveis. E então, damos mais renda ao consumidor. O que acontecerá com a quantidade demandada do bem? Vai aumentar e o ponto de consumo se transladará para a direita. Poderíamos ter escolhido qualquer ponto de consumo. Todos os pontos vão transladar para a direita. Então, a curva de demanda será deslocada para cima. Ou seja, a curva de demanda é deslocada na mesma direção do aumento da renda: para cima se a renda sobe, e para a esquerda se a renda desce.

 

Caso 3: variação no preço de outro bem, dados Px, R e G.

Poderá ocorrer duas coisas:

- Se y é substituto de x: seja x = guaraná, y = coca cola. Faça dois gráficos (Px em função de Qx) e (Py em função de Qx). Atenção para não confundir os subscritos x e y: o primeiro gráfico é do preço do Guaraná em função da quantidade demandada dela mesma e o segundo é o preço da Coca em função da quantidade de mandada de Guaraná. Depois, tome um ponto arbitrário em cada gráfico. Se o homem da Coca resolve, arbitrariamente, baixar o preço da coca, haverá um aumento da quantidade de Coca vendida. Isso vai fazer com que a quantidade demandada de Guaraná diminua.

Para generalizar, se y é substituto de x, se sobe Py, então a curva de demanda é deslocada na mesma direção do aumento de Py. Ou seja, Py translada para a direita. Se Py desce, então a curva de demanda é deslocada na direção contrária à variação do preço, ou seja, para a direita.

 

E se x e y são bens complementares?

X = gravata; Y = camisa social

Faça os dois gráficos de novo. Represente o gráfico mostrando a translação da quantidade demandada de camisas sociais Qd cs’ para Qd cs’’ em função dos preços das gravatas Px e das camisas sociais Py.

Se descerem os preços das camisas, então pelo mesmo preço das gravatas a quantidade vendida será maior.

Coisa parecida será quando o preço de y aumentar: a curva de demanda é deslocada na direção contraria à variação do preço.

 

Finalmente, a variação que interessa é a do gosto ou preferência. O que acontece quando faz-se uma propaganda ou campanha que favoreça o bem x?

 

Caso 4: mudança nos gostos e preferências do consumidor.

A curva de demanda é deslocada para a direita se a alteração nos gostos e preferências for favorável ao bem x.

 

E se houver múltiplas variáveis em transição? Preço aumenta, renda diminui queda no preço de y que é substituto de x, e nova informação que desfavorece o bem x.

Este é o Dever de casa.