Economia Política

sexta-feira, 05 de setembro de 2008


Fatores de oferta e demanda

Esta é mais uma das aulas que não foram publicadas a tempo por causa dos gráficos. Use o raciocínio, abstração e os gráficos que você mesmo anotou para complementar estas notas.


A oferta (Qxo) é basicamente a mesma coisa, não tem segredo. O que precisa destacar alguns fatores e desenhar a curva de oferta

O consumidor, na demanda, tinha a faculdade de comprar a mercadoria dependendo do preço, da sua renda, gostos e preços de produtos semelhantes.

O consumidor, sendo racional, iria adquirir algo no mercado, algo que tivesse importância. Deve ser útil. Quando dizemos que algo é útil, é porque essa coisa da para alguém o bem-estar, a satisfação. Então, é óbvio que, quando eu compro alimento, vou satisfazer minha fome, quando compro um ingresso, quero satisfazer minha curiosidade ou me divertir no teatro.

Por outro lado, o produtor também busca obter o máximo de algo: o lucro. Ele produz o produto para a venda no mercado, que dará ao produtor, como resultado da venda, o lucro. Quando comparamos o custo que ele teve para levar aquele produto ao mercado, ele buscará a máxima diferença possível entre o valor de custo e o valor de venda. A primeira coisa que está associada à lucratividade é o preço. Quando o preço é alto, em geral é compensador produzir. Maior a perspectiva de lucro, portanto mais motivado estará esse produtor. Então, o primeiro fator relevante é o...

Preço (Px) do bem X

E quando discorri sobre o lucro, já mencionei o segundo fator: o preço dos fatores de produção e das matérias primas. Qualquer empresário leva em conta essas coisas. A fonte da matéria prima também tem relevância. Quanto mais próxima, menor os custos de transporte. Então, o custo da matéria prima é muito importante. Em nível de economia internacional, o crescimento econômico da China e Índia nas últimas décadas, por exemplo, adveio em grande parte de investimentos europeus e americanos nesses países. Índia e China não têm sindicatos, e não tem mão de obra organizada, então o nível de salários é bem mais baixo. Então, se o americano produz nos EUA, com todo um aparato sindical e de amparo ao trabalhador, o custo vai às alturas.

 

 

Esta no sentido mais amplo possível. Diz respeito a método, forma, processo de produção. Mesmo a bijuteria básica: só alguns artesãos sabem fazer. É o know-how.

Muitas vezes o empresário é seduzido a produzir mais quando vê a sua disposição um novo processo de produção que reduz custos. Então, é possível que alguém com a mesma quantidade de matéria-prima consiga produzir mais, ou produzir a mesma quantidade dispondo de menos matéria-prima.

Qxo = f(Px; Pmpi; T).

É o mesmo que dizer: “a quantidade ofertada do bem x é função do preço de x, do preço dos insumos e da tecnologia disponível.)

Vamos construir os gráficos.

Considerando como dados Pmpi e T, temos que Qxo torna-se função de Px:

Qxo = f(Px)

 

O gráfico deverá ser (Qxo x Px). Construa-o. A curva de oferta passará nos quadrantes 1 e 3. Isso porque, quanto mais caro alguém vende um bem, mais esse empresário seduzira outros a ofertar o mesmo bem. A -> B sobre o gráfico, Px‘’ para Px ‘,Qxo vai de Qxo’’ para Qxo’. A curva de oferta permanece a mesma. Quando sobe o preço, aumenta a oferta.

 

Caso 1 - variação no preço do bem, mantidos constantes Pmpi e T, o que acontece é: a curva de oferta se mantém inalterada e ocorrerão variações na quantidade ofertada Qxo ao longo da curva de oferta, no mesmo sentido da variação ocorrida no preço.

Caso 2 - variação no preço das matérias primas e fatores produtivos, dados Px e T. O que acontece com a quantidade Qxo?

Se fabrico casacos e o preço da matéria prima “couro” aumenta, o que acontece com a Qxo de casacos de couro? Diminuirá, pois os produtores de casacos relutarão em aumentar os gastos.

Faça o gráfico (Px em função de Qxo), e faça uma reta horizontal associada a um certo valor Px1.dentro dessa faixa de preço, já que Px e T são dados, o que acontecerá se o custo da matéria prima aumentar? A curva de oferta se deslocará para a esquerda, já que a quantidade ofertada Qxo diminuirá. Isso leva as fábricas a rever seus custos de produção. Então, ela traçará estratégias para reduzir os custos, se quiser manter o preço de venda e não perder consumidores. Muitas vezes a estratégia da empresa tem que ser momentânea, e no curto prazo é necessário pensar na sobrevivência dela no mercado.

Resultado: a curva de oferta se deslocará paralelamente, ao contrario do caso 1, em que ela se mantém. Ocorrerão variações na quantidade ofertada determinadas pelo deslocamento da curva no sentido contrario à variação dos Pmpi.

 

 

Caso 3

Já trace o gráfico (Px em função de Qxo), com a oferta representada por uma reta nos quadrantes 1 e 3. Tome um ponto Px1 em y e Qxo1 em x.

Suponha, agora, que introduz-se um novo processo tecnológico. Tentar-se-á sempre usar a última tecnologia disponível. Vamos supor que essa nova tecnologia de produção permita ao empresário produzir maiores quantidades de um produto com a mesma quantidade de matérias-primas e o preço de x. Se ele consegue produzir mais com a mesma quantidade de matéria prima, é como se o custo dela tivesse baixado. A tecnologia tem o mérito de reduzir o custo de produção. Isso significa que será possível, a partir daí, produzir mais pelo mesmo custo. Então, a curva se deslocará paralelamente para a direita. Logo, variação tecnológica, dados o preço do bem e o preço da matéria-prima, fará com que a curva de oferta se desloque no mesmo sentido da quantidade ofertada Qxo.

E se, simultaneamente, ocorre uma queda no preço do bem x, eleva-se o custo das matérias-primas e uma nova tecnologia é adotada. Vou de A para a B no gráfico por conta do preço e de B para a C por conta da elevação do custo. Quanto à tecnologia, dependendo da intensidade, a curva pode voltar à posição inicial, passar dela, ou ficar entre as duas. Suponha que ela seja bem forte. A curva vai passar para a direita da posição da curva inicial. Termina-se no ponto D. O deslocamento, então, vai de A até D. (Para matar a saudade: na Física, o deslocamento de uma partícula no espaço é justamente o vetor que sai do ponto inicial até o final, independente do número e posição dos pontos intermediários :P)

Visto tudo isso, agora estamos habilitados a tentar entender o mercado. Até agora não tínhamos noção do todo; estávamos vendo peças separadas.

Lembremos que a demanda está associada ao desejo de compra, a cada preço possível, dadas a renda do consumidor e o gostos e preferências.

Enquanto isso a oferta reflete a disposição de venda a cada preço possível, dados: Pmpi e T.

 

Isoladamente, nada diz nada sobre nada. Se eu tomar duas variáveis e associá-las num gráfico, e depois tomar outras duas e colocar em outro gráfico, também nada saberei. Então, vamos juntar o desejo de compra à disposição de venda. Ponho, então, a curva de oferta e de demanda no mesmo sistema de eixos. Uma vai nos quadrantes 1 e 3 e outra vai nos quadrantes 2 e 4. A única coincidência é em relação ao preço Px associado a uma certa quantidade Qxo. É a intersecção no gráfico. E se eu tomar um Px’ > Px? Haverá excesso de oferta: a reta horizontal vai intersectar os dois gráficos, formando um triângulo de ponta-cabeça. Para cada ponto de intersecção de Px’ e as curvas, trace uma reta perpendicular ao eixo, notando as quatro intersecções. Agora, tome novamente o mesmo gráfico. Se faço Px’’ < Px, faça o raciocínio análogo. O desejo de compra será maior que a disposição de venda. Isso significará o excesso de demanda.