Conceito de sistema econômico: é a forma pela qual a sociedade está organizada politicamente, socialmente, e economicamente.
Particularmente é um sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.
Elementos que compõem o sistema econômico
É um conceito amplo, mas dá pra ter uma idéia.
Sistemas econômicos que já existiram ou existem no mundo:
Vamos discutir a economia de mercado.
Vamos imaginar uma cidade do tamanho de São Paulo. Grande, uma megalópole. Se você parar para refletir, São Paulo é diariamente abastecida por frutas e legumes de forma tranqüila. São bens que têm uma duração muito pequena. Não obstante, não há falta de frutas e verduras no mercado de São Paulo. Como é o sistema de organização do abastecimento dessa cidade? A pergunta que podemos fazer é: será que há algum funcionário da prefeitura de São Paulo que é o homem que rege todo esse sistema, o homem de quem tudo depende? Não mesmo. É uma coisa natural, de organização da economia de mercado. É óbvio que há alguns centros que são para onde fluem os produtos rurais. O produtor traz a produção e coloca à venda em seu estabelecimento comercial. Essa mecânica flui de uma maneira perfeita. Todos os dias, sem falhas. Tanto que, se não funcionasse, veríamos no jornal: São Paulo com crise de abastecimento!
Se alguém resolver criar a figura de um diretor de abastecimento, o jogo mela por completo. Isso iria estabelecer certas coisas que poderiam ir de encontro à pratica que as pessoas tem de fazer suas atividades.
Fundamento da economia de mercado
E a livre iniciativa. É o que nos podemos chamar de sistemas de livre iniciativa ou de livres empreendimentos. Duas coisas que estão por trás disso são que a propriedade dos recursos produtivos, ou seja, dos meios de produção é privada. Pertence a indivíduos. O mercado é o centro de coordenação do processo econômico. Por exemplo: é o mercado que dita certas coisas para a sociedade. Na impede o empresário, dentro da livre iniciativa, que empregue recursos para fazer sua fantástica camisa pólo com apenas uma manga. Vai depender do mercado se ele terá sucesso nas vendas.
Características da economia de mercado
Há umas características muito interessantes na economia de mercado. Por exemplo, a preponderância: ela é do interesse individual. Ou seja, a idéia de que o homem enquanto agente econômico, ou homem econômico, como alguns autores chamam, está sempre procurando o melhor pra si. Qualquer pessoa está continuamente em busca do melhor. No fundo, os atores discutem que o indivíduo e o individual são peças fundamentais da economia de mercado. Não se descarta a solidariedade, o trabalho em equipe, do ponto de vista coletivo. Mas, o indivíduo, dentro da natureza humana, está antes sozinho do que dentro de uma coletividade. Alguns mostram que o indivíduo se insere no coletivo depois que já está com sua situação individual estabilizada. O pequeno empresário, por exemplo: ele só buscará associações com outros empresários depois que estiver numa situação relativamente estável.
O livre empreendimento está aberto a qualquer um. A segunda peça fundamental é a concorrência. A concorrência existe porque é livre a participação de qualquer um. Ela, por si só, limita os eventuais exageros que o interesse privado possa levar os indivíduos a cometer. Tanto quem produz é livre para competir, assim como o que consome vai procurar o melhor bem e serviço. Se um indivíduo tem uma atividade empresarial, na qual tem, obviamente, interesse privado, ele terá limites. Sempre poderá ter alguém do lado concorrendo com ele, tanto que, se relaxar na atividade, então perderá espaço. Então ele está limitado.
Princípios da economia de mercado
Eles dão um direcionamento melhor para a compreensão do fenômeno do capitalismo.
Vimos os princípios da economia de mercado. Mas, como vemos trabalhando desde as primeiras aulas, nós analisamos o fenômeno do capitalismo usando do método abstrato, ou seja, consideramos apenas as variáveis que julgamos mais relevantes. O sistema capitalista, como acaba de ser explicado, está exposto de uma maneira ideal, parecida com a que foi teorizada por Adam Smith: a economia flui sem interferências. Algumas coisas, entretanto, foram deixadas de fora. Quando pensamos nos princípios, vemos que já certos traços dominantes na economia de mercado:
Neoliberalismo: a
volta das idéias liberais como forma de produzir. Os liberais de hoje buscam
restaurar os valores que tornam o mercado mais eficiente.
Imperfeições da economia de mercado