Página inicial Sobre este site Log Notas por disciplina Contato
Primeiro semestre Segundo semestre Terceiro semestre Quarto semestre Quinto semestre Sexto semestre Sétimo semestre Oitavo semestre Nono semestre Décimo semestre

Notas de aula do sexto semestre

Página reaberta na segunda-feira, 11 de abril de 2011


Apesar dos motivos ditos na Página Inicial, o que resolvi fazer, então, foi disponibilizar aqui os RASCUNHOS das anotações das aulas do sexto semestre. As disciplinas foram (clique para baixar o arquivo.zip com todas as aulas de cada uma):

  1. Direito do Trabalho II
  2. Direito Empresarial III - Falimentar
  3. Direito Civil V - Direitos Reais
  4. Direito Processual Penal I
  5. Direito Processual Civil III - Execução e Cautelar

As anotações estão medianas, algumas delas não tão completas quanto nos demais semestres. Na verdade, disponibilizei aqui para não quebrar a continuidade, já que pretendo voltar a fazer neste sétimo semestre, embora não com a qualidade do segundo ou terceiro. Usem as anotações acima como mera referência, e nunca como única fonte de estudos sobre nenhuma matéria. Repito: a maioria delas não foi revisada, os arquivos ali contidos estão exatamente no estado em que estavam quando a aula terminou. Continue lendo para saber em quais notas confiar mais.

Os arquivos estão em formato .docx, legíveis pelo Microsoft Word 2007 ou mais recente. Primeiro, atente para as Convenções usadas nos nomes de arquivo:

Os arquivos virão no formato [Número] [traço opcional] [nome da disciplina] [data].[formato]. Exemplo:

12 - Direito Processual Civil 09-09-10.docx

  • O primeiro número é o número da aula, da primeira até a mais recente, no caso, a décima segunda.
  • Se há um traço separando o número da aula da disciplina, significa que a nota foi revisada, então está boa para ser lida.
  • Se não há, a nota não foi revisada, mas, com um pouco de esforço, poderá ser lida. Cuidado com as naturais imprecisões.
  • Se há dois traços, é porque a revisão, por algum motivo, parou no meio, exatamente onde estiver destacado em amarelo, ou passou somente pela revisão ortográfica.

 Se o nome do arquivo com a aula estiver SEM o traço opcional, tal como...

14 Direito Empresarial 15-09-11.docx

...significa que ela não foi revisada, então provavelmente você encontrará os seguintes símbolos:

  • !!!!!!!!!!!!!!!!!!!, ou "h1" significa que acabei de inventar uma abreviatura. Os pontos de exclamação muitas vezes serão acompanhados de uma palavra inexistente, mas nem sempre. Entenda o que ela significa pelo contexto na frase. Os pontos de exclamação em si não têm relevância para a compreensão do texto.
  • @@@@@@@@@@@, ou "h2", seguida de um número de 3, 4 ou 5 algarismos, normalmente 4: brecha na digitação pois o professor falou rápido demais. Os números significam o momento na gravação a ser ouvido (é o que eu fazia na fase de revisão das notas). Exemplo: @@@@@@@@@@@@@@ 4525 = ouvir audio no ponto 45:25 (minutos:segundos) para esclarecer o que o professor disse. Essa legenda é irrelevante para vocês.
  • #################, ou "h3": significa que a frase atual ou um trecho pouco antes ficou mal escrito pois acompanhei literalmente o que o professor pronunciou, o que nem sempre fica bom na linguagem escrita. Apenas tentem entender o que ele quis dizer, tomando cuidado com a questão sintática.
  • $$$$$$$$$$$$$$$$$, ou "h4", em amarelo-mostarda: pesquisar significado de palavra, expressão ou ir atrás da norma/lei. Pus o símbolo porque não houve tempo de colar a norma jurídica, ou porque o professor pronunciou um nome próprio duvidoso, o que poderia induzir vocês a erro. Exemplo: uma vez escrevi "Flávio Trevisan", quando o correto seria "Flávia Piovesan". Também uso os $$$$ quando eu suspeitar de erro.

 

  • Expressões em vermelho: ou expressões de grande importância, ou partes com suspeita grave de erro. Como assuntos que podem ser cobrados em prova. Pode permanecer depois da revisão.
  • Expressões em marrom: minha opinião pessoal sobre determinado assunto. Pode permanecer depois da revisão. Para o bem de vocês, ignorem.
  • Expressões em amarelo: Trecho a ser expandido, como história-exemplo que não deu para redigir enquanto o professor falava. Deveria desaparecer quando da revisão, quando me lembro da história e a escrevo. Exemplo: professor conta uma elabora situação em que "João aliena para Maria imóvel que recebeu em herança, quando surge seu desconhecido irmão José, que leva a juízo petição de herança. José, entretanto, era incapaz ao tempo da compra e venda do bem imóvel...". Em amarelo deve constar: "incluir a história da venda de João para Maria."
  • Repetidas reticências num curto espaço: aula cansativa naquele ponto, chegando a me desanimar.
  • Repetidos @@@@@@@@@@@@@@ num curto espaço: mesmo problema acima, aliado à falta de concentração. Ocorreu muito no sexto semestre.


Dica de leitura
: use o modo de leitura em tela inteira do Word, aproveitando o conforto do fundo escuro. É o segundo dos três pequenos ícones no canto inferior direito da interface do Word 2007 ou 2010.

Qualquer dúvida escreva para leocarmo@outlook.com.

Notas

Aviso: como diz o próprio nome, este site contém anotações de aula feitas por um aluno do curso de Direito do UniCEUB. Os professores não têm participação direta na produção do conteúdo aqui presente e nem o verificam. O autor não se responsabiliza por nenhum erro.